Gibeli Refrigeração

DICAS:

Força-tarefa fecha cerco a postos com bebidas alcoólicas

Uma força-tarefa começará a agir nos próximos dias para coibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas entre menores de 18 anos em Ribeirão Preto. O alvo são as lojas de conveniência de postos de combustíveis.

A operação contará com o apoio dos comissários de Menores da Vara da Infância e da Juventude, da PM (Polícia Militar) e da Fiscalização Geral da Prefeitura. Ao menos 20 postos com atendimento 24h, estão na mira da fiscalização.

O comissário Marcos Gomes afirma que a bebedeira livre entre menores ocorre principalmente em postos das avenidas Presidente Vargas, João Fiúsa, Portugal e Independência, na zona Sul de Ribeirão (veja mais ao lado). "Como não encontram qualquer dificuldades para comprar a bebida alcoólica, os adolescentes fazem dos pátios os pontos de encontro. Lá, vão encontrar música e pessoas para paquerar, num ambiente parecido de festas open bar."

Para Gomes, os menores embriagados não colocam apenas a própria vida em risco, mas a de terceiros. "Eles vão para o posto porque não encontram outro local adequado para se divertir. É preciso agir rápido para evitar a perda de novas vidas no trânsito", diz.

A fiscalização será realizada depois das 23h em dias estratégicos. Estatísticas recentes divulgadas pela Transerp apontam que somente em 2010 foram registrados 17.238 acidentes em Ribeirão Preto.

O chefe da Fiscalização Geral, Osvaldo Braga, explica que vai averiguar se a loja de conveniência tem alvará de funcionamento. Caso contrário, o dono será notificado a regularizar a situação dentro de 30 dias e pode ter o local interditado.

De acordo com o juiz da Infância e Juventude de Ribeirão, Paulo Gentile, se algum menor for flagrado consumindo ou comprando bebida alcoólica, o dono do posto poderá pagar multa de três a 20 salários mínimos, além de responder ação nas áreas cível e criminal.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/07/20/forca-tarefa-fecha-cerco-a-postos-com-bebidas-alcoolicas.html