Gibeli Refrigeração

DICAS:

Variedade de refrigerantes cresce 7,3%

Pesquisa mostra aumento no número de sabores e embalagens.

O mercado de refrigerantes apresentou um aumento no número de lançamentos entre os anos de 2008 e 2010. Os dados têm como base uma pesquisa realizada pela GfK, que constatou a existência 1.500 tipos com embalagens, sabores e tamanhos diversos. O último ano do estudo indicou um crescimento de 7,3% no número de produtos.

O espaço destinado à categoria nos supermercados também foi ampliado. Os refrigerantes contam com uma média de 4,9 metros de gôndola por loja, enquanto em 2009 o tamanho era de 4 metros, representando uma expansão de 23,1%. Os dois maiores fabricantes detêm, em média, 80% do espaço.

São cerca de 194 marcas no mercado, em embalagens que variam entre 200ml e 3,3 litros. Os materiais utilizados são lata, PET, vidro descartável, plástico e vidro retornável. Entre a gama de sabores oferecidos, a pesquisa também identificou um aumento na variedade. Há refrigerantes nas versões tuti-frutti, cereja, morango, maçã verde, melancia, café, cola descafeinada, entre outros. Já as variações “diet”, “light” e “zero” cresceram 42% motivadas pela preocupação com a saúde.

Por Juliana Castro, do Mundo do Marketing

Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br